Morreu aos 96 anos, na manhã desta sexta-feira (5), o fotógrafo Gervásio Baptista, conhecido como o “fotógrafo dos presidentes”. Ele foi o autor da imagem com o aceno de Juscelino Kubitschek na inauguração de Brasília. Gervásio estava em um espaço para idosos em Vicente Pires, no Distrito Federal. A morte foi por causas naturais.

Foto do ex- Presidente Juscelino Kubitschek feita por Gervasio Batista.

Natural de Salvador (BA), Ele cobriu sete Copas do Mundo, 16 concursos de Miss Universo, presenciou a Revolução Cubana, a Revolução dos Cravos, em Portugal, acompanhou a queda do ex-presidente argentino Juan Domingo Perón e registrou a Guerra do Vietnã.

Na década de 1950, o fotógrafo registrou a construção da capital do país, e clicou momentos da ditadura militar brasileira. “Gervásio é uma lenda viva”, afirma o curador da mais recente exposição sobre a carreira dele, Ivaldo Cavalcante, ao G1.

“É importante que a gente preste esta homenagem ainda em vida. Ele foi um dos transformadores da atividade no Brasil, sempre muito ético, fez do seu trabalho um legado.”

Entre as obras mais marcantes, a exposição traz imagens históricas como a última foto do ex-presidente Tancredo Neves vestindo um roupão no Hospital de Base de Brasília.


Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s