Na madrugada desta quarta-feira, 20 de março, duas obras da exposição do fotógrafo Franco Fontana foram roubadas do Museu de Arte Moderna, Mata, em Modena, na região da Emilia-Romagna, na Itália. O espaço se preparava parareceber a mostra Franco Fontana, “Sintesi” (em português, sinteses), programada para ser inaugurada no dia de 22 de março.

Uma das fotos roubadas é de autoria do fotógrafo napolitano e professor da Academia das Belas Artes de Napoli, Mimmo Jodice. E a outra de autoria do italiano de Rovigo, Paolo Gioli. Não foi informado o valor das fotos.

Franco Fontana  in una foto d’archivio
Franco Fontana. Crédito: Arquivo Pessoal

A área interna do museu modenese foi vandalizada com pichações. Após o ocorrido, os organizadores, da Fondazione Modena Arti Visive, e o próprio fotógrafo Franco Fontana confirmaram que a exposição será mantida, mas em outro endereço, no Palazzo Santa Margherita e Palazzina dei Giardini, na galeria civica da cidade emiliana.

A exposição envolve uma seleção de trinta obras, a maioria inédita, capazes de para retratar os mais de sessenta anos da carreira do fotógrafo de Modena.

Sobre Franco Fontana

Franco Fontana é um fotógrafo italiano conhecido por suas paisagens de cores abstratas. As fotos de Fontana foram usadas como capa de álbum para discos produzidos pela gravadora de jazz ECM Records. Ele também ganhou fama por ser o inventor da linha fotográfica, o concept of line.

Ele também assinou fotos de campanhas publicitárias para marcas como Fiat, Volkswagen, National Railways, Snam, Sony, Volvo, Versace, Canon, Kodak, Robe Kappa, Swissair. Trabalhou para revistas como Time, Life, Vogue (EUA e França), Republic Friday, Panorama e para os jornais Frankfurter Allgemeine Zeitung e The New York Times.

Com informações do Il Resto del Carlino.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s